"Que te devolvam a alma homem do nosso tempo. Pede isso a Deus ou às coisas que acreditas: à terra, às águas, à noite desmedida. Uiva se quiseres, ao teu próprio ventre se é ele quem comanda a tua vida, não importa... Pede à mulher, àquela que foi noiva, à que se fez amiga. Abre a tua boca, ulula, pede à chuva. Ruge como se tivesses no peito uma enorme ferida, escancara a tua boca, regouga: A ALMA. A ALMA DE VOLTA." (Hilda Hilst)



24/06/2009

MInha programação de cursos julho e seg semestre 2009

MINI CURSOS JULHO 2009



A PSICOLOGIA DE C.G.JUNG:
EGO, ARQUÉTIPO E INDIVIDUAÇÃO

(8 hs/a)

Como a teoria junguiana é bastante complexa e ampla, nesse mini curso serão abordados os conceitos fundamentais da Psicologia Analítica de C. G. Jung a partir da apresentação e discussão de trechos do filme: Matter of Heart, em que o próprio Jung, seus colaboradores (como Marie-Louise von Franz e Aniela Jaffé, entre outros), e alguns de seus pacientes fazem colocações importantes sobre a teoria e o método junguiano e suas implicações.
Ao longo do curso, serão feitas também correlações entre os conceitos junguianos e como trabalhá-los através de recursos arteterapêuticos.

Quando:
TURMA I: 9 de julho, das 9 às 18 hs

TURMA II:16 e 17 de julho, das 18 às 22hs

Investimento:170,00
Local: Rua Ministro de Godói, 1267, Perdizes - SP
Tel: 3862-2411
Informações: pelo e-mail: pat.pinna@uol.com.br

Inscrições: preencha a ficha de inscrição (no final dessa postagem) e retorne pelo e-mail acima para garantir a sua vaga!

MITOLOGIA AFRICANA, MÁSCARAS E ARTETERAPIA
(8 hs/a)

“O Orixá participa da natureza, interna e externa ao homem, uma vez que o ser humano faz parte do contínuo da natureza... A natureza é a morada dos deuses... Se a natureza é um lugar sagrado, tudo passa a ser sagrado, uma vez que tudo é natureza. (...) Os Orixás não estão no barracão, eles estão na natureza e na psique ... e onde houver natureza e psique, aí eles estarão.” (Zacharias)

Nesse curso abordaremos a interpretação simbólica da mitologia dos orixás, correlacionando-os com forças arquetípicas atuantes na psique do ser humano, e trabalhando sobre a mitologia pessoal através da confecção de máscaras.
Associando a utilização de recursos expressivos à narrativa de mitos podemos promover a elaboração de questões existenciais eluciadadas pelas mitologias dos diferentes povos, convidando as forças arquetípicas representadas pelos seus personagens a participar da nossa vida, enriquecendo-a.

Quando: 18 de julho, sábado, das 9 às 18hs

Investimento:170,00
Local: Rua Ministro de Godói, 1267, Perdizes - SP
Tel: 3862-2411
Informações: pelo e-mail: pat.pinna@uol.com.br
Inscrições: preencha a ficha de inscrição (no final dessa postagem) e retorne pelo e-mail acima para garantir a sua vaga!


PROGRAMAÇÃO SEG SEMESTRE 2009:


PSICOLOGIA JUNGUIANA E ARTETERAPIA:
SONHOS, CONTOS DE FADAS E INDIVIDUAÇÃO

Nesse curso, que é vivencial e teórico, trabalharemos os principais conceitos da teoria junguiana, fundamentando a utilização de recursos arteterapêuticos no trabalho com sonhos e contos de fadas, promovendo com isso o processo de individuação.
A partir da amplificação simbólica de contos e mitos podemos ter uma compreensão mais ampla de nossa jornada rumo à individuação, e os nossos sonhos nos revelam em que ponto estamos dessa jornada (também representada no simbolismo das cartas do tarô) e os desafios que estão sendo propostos à nossa consciência para que ela se desenvolva de forma integrada, equilibrada e saudável.

Quando: agosto a dezembro 2009
TURMA I: segundas-feiras (quinzenalmente, 2 aulas por mês, das 9:30 às 12:30 hs)

TURMA II: quintas-feiras (quinzenalmente, 2 aulas por mês), das 13:30 às 16:30 hs

Investimento: 5 parcelas mensais de 140,00

Local: Rua Ministro de Godói, 1267, Perdizes - SP
Tel: 3862-2411
Informações: pelo e-mail: pat.pinna@uol.com.br

Inscrições: preencha a ficha de inscrição (no final dessa postagem) e retorne pelo e-mail acima para garantir a sua vaga!

Coordenação dos cursos:
Patrícia Pinna Bernardo
http://www.patriciapinna.psc.br/

Autora da coleção: A Prática da Arteterapia: correlações entre temas e recursos Vol I: Temas centrais em Arteterapia e Vol II: Mitologia Indígena e Arteterapia: a Arte de Trilhar a Roda da Vida (disponíveis para a venda, por enquanto, somente através do e-mail: pat.pinna@uol.com.br)

Psicóloga (USP) e Artista Plástica (FAAP), Pós-doutora em Mitologia Criativa e Arteterapia (FEUSP), Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP), Mestre em Psicologia Clínica (PUC-SP), arterapeuta e pesicoterapeuta, atuando há 26 anos com crianças, adolescentes e adultos em consultório, escolas e instituições. Professora Universitária em cursos de graduação e Pós há 13 anos (Psicologia, Pedagogia, Artes Plásticas, Musicoterapia, Arte-educação, Arteterapia). Coordenadora e Professora da Pós-graduação em Arteterapia da UNIP. Supervisora de trabalhos clínicos e institucionais, e Coordenadora de Workshops e cursos de Arteterapia, Mitologia e Psicologia junguiana.
Membro associada da AATESP: 056/0905 / CRP: 06/16725

FICHA DE INSCRIÇÃO

NOME:
ENDEREÇO:
TEL RES/COM:
CELULAR:
E- MAIL:
FORMAÇÃO:
ATUAÇÃO PROFISSIONAL ATUAL:
ASSINALE ABAIXO O(S) GRUPO(S) QUE FREQUENTARÁ:

( ) A Psicologia de C. G. Jung - Turma I
( ) A Psicologia de C. G. Jung - Turma II
( ) Mitologia Africana, Máscaras e Arteterapia
( ) Psicologia Junguiana e Arteterapia - Turma I (ago a dez)
( ) Psicologia Junguiana e Arteterapia- Turma II (ago a dez)

Nenhum comentário: