"Que te devolvam a alma homem do nosso tempo. Pede isso a Deus ou às coisas que acreditas: à terra, às águas, à noite desmedida. Uiva se quiseres, ao teu próprio ventre se é ele quem comanda a tua vida, não importa... Pede à mulher, àquela que foi noiva, à que se fez amiga. Abre a tua boca, ulula, pede à chuva. Ruge como se tivesses no peito uma enorme ferida, escancara a tua boca, regouga: A ALMA. A ALMA DE VOLTA." (Hilda Hilst)



29/12/2010

Palestra/Oficina sobre Arteterapia - Ciranda Viva

Dia 11/12 estive no projeto Ciranda Viva, que oferece suporte para o paciente com câncer - http://www.cirandaviva.com.br/ , dano uma palestra/oficina sobre Arteterapia (Arteterapia e Cuidados Paliativos). Faremos um convênio entre a Pós-graduação em Arteterapia da UNIP e o Ciranada Viva, para que a Arteterapia também seja oferecida, através do estágio dos meus alunos, como coadjuvante do paciente com câncer, o que muito me alegrou!
Sempre pensei nos recursos arteterapêuticos como "remédios doces", à semelhança dos procedimentos da "Doce medicina Indígena"... Por isso as minhas pesuisas sempre versaram, de uma forma ou de outra, a respeito da questão: remédio para que dores da alma e suas demandas é cada cada um dos recusrsos: desenhar, pintar, confeccionar umka moldura num espelho, etc., e encontro nas mitologias de diversos povos muitas referências que me ajudam a aprofundar o olhar sobre essas questões...
Agradeço Maria Lúcia Ferreira (coordenadora do projeto), à Patrícia (de quem partiu o convite, após uma aula minha na Pós em Cuidados Paliativos da FMUSP), e a todos os profissionais que estavam presentes o carinho com que fui recebida por todos, e a oportunidade de contribuir futuramente para um projeto tão importante e necessário à humanização da saúde!



Como está colocado no site do projeto Ciranda Viva:

"O projeto oferece grupos de suporte a crianças, adolescentes, pais, adultos, idosos, pacientes terminais em cuidados paliativos, familiares, cuidadores e grupos de enlutados. O nosso grupo é composto por profissionais da área de saúde, dentre eles: oncologistas, psico-oncologistas, psicólogos, professores de Educação Física, arteterapeutas, musicoterapeutas e odontologistas especializados em Oncologia. Desenvolvemos também um núcleo de terapias complementares para o atendimento ao paciente com dor, com técnicas de várias abordagens da área da saúde em Psico-oncologia.As técnicas utilizadas são: vivências práticas, relaxamento, visualização, imagens dirigidas, técnicas expressivas (música, sons, pintura, modelagem, teatro terapêutico, danças circulares), meditação, eutonia, movimentos e alongamento especializados, sempre visando à qualidade de vida do paciente.As atividades realizadas nos grupos de suporte são de caráter multidisciplinar e propiciam a troca de experiências, uma rede de apoio, que trabalha com a depressão, a dor, a angústia, os medos, tendo como objetivo a qualidade de vida do paciente, o desenvolvimento de novas formas de se expressar na vida e a inter-relação entre os membros do grupo. "





Um comentário:

Sumaya e Nelma disse...

Patricia
Foi muito gratificante ter participado da sua aula.
Você foi de uma generosidade ímpar ao nos transmitir parte do seu universo da Arteterapia.
Nossa casa e nossos amigos ganharam "Olhos de Deus" e distribuímos prósperos desejos para todos.
Agradecemos muito sua contribuição e principalmente seu carinho dedicado a todos nós do
Ciranda Viva aqui no seu blog.
Desejamos que em 2011 tenha em sua vida a multiplicação dos méritos já conquistados.
Abraços amorosos.

Sumaya e Nelma.