"Que te devolvam a alma homem do nosso tempo. Pede isso a Deus ou às coisas que acreditas: à terra, às águas, à noite desmedida. Uiva se quiseres, ao teu próprio ventre se é ele quem comanda a tua vida, não importa... Pede à mulher, àquela que foi noiva, à que se fez amiga. Abre a tua boca, ulula, pede à chuva. Ruge como se tivesses no peito uma enorme ferida, escancara a tua boca, regouga: A ALMA. A ALMA DE VOLTA." (Hilda Hilst)



28/02/2014

CICLO DE OFICINAS DE ARTETERAPIA

ALQUIMIA INTEROR:
OS 4 ELEMENTOS E A INDIVIDUAÇÃO
“A individuação não nos exclui do mundo, ela faz com que o mundo se torne parte de nós” (C. G. Jung)
As Oficinas de Arteterapia constituem-se num espaço de vivências, visando promover o desenvolvimento da criatividade e o autoconhecimento. Em cada ciclo de oficinas serão trabalhados os aspectos psicológicos relacionados a cada um dos 4 elementos, partindo da sua associação com as 4 funções da consciência: Fogo - Intuição, Água - Sentimento, Terra - Sensação e Ar – Pensamento, enfocando-se em cada encontro as relações entre esses elementos entre si (por ex, espiral do Fogo: fogo-fogo: combatividade, dinamismo, paixão; fogo-água: criatividade, intuição, espiritualidade; fogo-terra: abertura ao novo, germinação e frutificação; fogo-ar: inspiração, liberdade, aventura, e assim por diante com a espiral de cada elemento).
Temas trabalhados nas oficinas:
Março e abril: a espiral do elemento Fogo
Maio e junho: a espiral do elemento Água
Agosto e setembro – a espiral do elemento Terra
Outubro e novembro – a espiral do elemento Ar
Dezembro -  Workshop: elemento éter: a síntese - A quintessência e a individuação
Quando: Quartas-feiras, quinzenalmente, das 19:30 às 22:00 hs  
Encontros em: 12 (encontro aberto inaugural) e 19 março, 2, 16 e 30 abril (Fogo)/ 14 e 28 maio, 11 e 25 junho (Água)/ 6 e 20 agosto, 3 e 17 set (Terra)/ 1 e 15 out, 29 out e 12 nov (Ar)
6 dezembro: Workshop de 1 dia inteiro: Éter: a quintessência e a individuação
Investimento: 2 parcelas (início, 30 dias)  de 260,00 por cada ciclo (4 encontros).
Inscrições e maiores informações: pelo e-mail pat.pinna@uol.com.br
Coordenação: 
Patrícia Pinna Bernardo 
 

Nenhum comentário: