"Que te devolvam a alma homem do nosso tempo. Pede isso a Deus ou às coisas que acreditas: à terra, às águas, à noite desmedida. Uiva se quiseres, ao teu próprio ventre se é ele quem comanda a tua vida, não importa... Pede à mulher, àquela que foi noiva, à que se fez amiga. Abre a tua boca, ulula, pede à chuva. Ruge como se tivesses no peito uma enorme ferida, escancara a tua boca, regouga: A ALMA. A ALMA DE VOLTA." (Hilda Hilst)



26/04/2016

14/5 Workshop em Lisboa - Portugal: Arquétipos do Caminho

14/5, das 10 às 18hs
Workshop (vivencial-teórico) em Lisboa - Portugal
(Será fornecido certificado de participação)


ARQUÉTIPOS DO CAMINHO:

os caminhos do Guerreiro, do Visionário, do Curador e do Mestre na Arteterapia

"A individuação não nos exclui do mundo, ela faz com que o mundo se torne parte de nós” (C. G. Jung)
Nesse workshop, a partir da fundamentação teórica fornecida pela Psicologia Analítica de C. G. Jung, abordaremos o que a sabedoria ancestral das culturas indígenas tem a ensinar para o homem atual, enfocando a sua concepção da nossa jornada pessoal através da “Roda da Vida”, ou “Roda da Doce Medicina Indígena”, com seus ciclos e arquétipos correspondentes. Demonstraremos ainda como a Arteterapia de base junguiana pode contribuir com seus recursos para o processo de individuação como um processo de autorrealização.
Serão enfocados temas como: o uso criterioso e criativo do poder, o reconhecimento e atualização de potenciais, o desenvolvimento da intuição e da criatividade, as relações humanas, a aprendizagem contínua, a capacidade de estar aberto às mudanças e de confiar no inesperado. Esses temas serão trabalhados através de 4 símbolos fundamentais: o Guerreiro, o Visionário, o Curador, o Mestre, que correspondem a abordagens diferentes e complementares da existência e ao desenvolvimento de habilidades e recursos valiosos para nossa caminhada pela vida.
Quando: 14/5, das 10 às 18hs
Investimento: 50 Euros 
*Preço promocional: 41 euros para quem se inscrever até o dia 6/5
Informações e Inscrições: oom Patrícia pelo email: pat.pinna@uol.com.br  ou com Lília pelo email: moonlightflower66@gmail.com;
 
Coordenação:
Lília Ana Fonseca
Licenciada em Administração de Serviços de Enfermagem, Pós-graduação em Gestão de Unidades de Saúde. Terapeuta com formação e experiência profissional em Psicoterapia Somática em Biossintese. Finalista da Pós-graduação em Somatic Experience (Gestão do Trauma) e a Frequentar o 2° ano do Curso de Arteterapia Antroposófica. Contadora de histórias e dinamizadora de Grupos Terapêuticos. Apaixonada pela Magia da Vida, pela aprendizagem das Práticas Nativas de Cura, pelas dinâmicas internas e pela eterna possibilidade de transformação e Autoregulação do Ser.
Patrícia Pinna Bernardo
Coordenadora da Pós-Graduação em Arteterapia, em Arteterapia Aplicada  e em Mitologia Criativa, Contos de Fadas e Psicologia Analítica da UNIP. Psicóloga (USP), Artista Plástica (FAAP), Pós-doutora em Mitologia Criativa e Arteterapia (FEUSP), arteterapeuta e psicoterapeuta na linha junguiana, atuando com crianças, adolescentes e adultos em consultório, escolas e instituições. Professora universitária em cursos de graduação e Pós desde 1995 (Psicologia, Pedagogia, Artes Plásticas, Musicoterapia, Arte-educação, Arteterapia). Supervisora de trabalhos clínicos e institucionais. Autora das coleções: JOGOS ARTETERAPÊUTICOS - VOL 1: A Amarelinha como Árvore da Vida: a Jornada do Herói através dos contos de fadas e A PRÁTICA DA ARTETERAPIA: correlações entre temas e recursos
 
Sejam todos bem-vindos!!!
 

Nenhum comentário: