"Que te devolvam a alma homem do nosso tempo. Pede isso a Deus ou às coisas que acreditas: à terra, às águas, à noite desmedida. Uiva se quiseres, ao teu próprio ventre se é ele quem comanda a tua vida, não importa... Pede à mulher, àquela que foi noiva, à que se fez amiga. Abre a tua boca, ulula, pede à chuva. Ruge como se tivesses no peito uma enorme ferida, escancara a tua boca, regouga: A ALMA. A ALMA DE VOLTA." (Hilda Hilst)

Agenda cursos

 
Agende-se para os próximos cursos, oficinas e grupos!

03/06/17
WORKSHOP:
O CAMINHO DO XAMà 
os 4 elementos na psicoterapia e na Arteterapia
Os rituais que ainda persistem em nossos dias esvaziaram-se de seu conteúdo simbólico, deixando por isso de cumprir sua função ordenadora e integradora da vida psíquica, cultural e social. Podemos, no entanto, resgatar o potencial contido nesses rituais, se os adequamos à realidade do homem atual, ajudando-o, assim, a vislumbrar um sentido mais amplo e aprofundado para as questões com as quais se depara em sua jornada pessoal.
Ao trabalhar com elementos que correspondem tanto à natureza humana quanto à planetária, os diversos recursos arteterapêuticos, que podem ser associados aos quatro elementos da natureza – Terra, Água, Fogo, Ar – e às quatro funções da consciência – Pensamento, Sentimento, Intuição, Sensação - proporcionam a ampliação da consciência de si, do outro e do mundo, desenvolvendo a nossa capacidade de nos posicionar de maneira responsável, ética e criativa em nossas relações. Do encontro e trabalho conjunto entre a consciência, com seus atributos e funções, e o inconsciente, como um reservatório de possibilidades ainda não atualizadas, nascem e concretizam-se novas configurações existenciais, emergindo daí os contornos de nossa mitologia pessoal, ancorada na ancestralidade de nossa psique.

Workshops e Grupos 2017
Veja todos na minha lojinha on line, onde você pode comprar também os meus livros:

http://patricia-pinna-livros-e-cursos.lojaintegrada.com.br/cursos-workshops-

 
Mini-curso vivencial/teórico:
15 e 22/02 das 19:30 às 22hs (presencial ou on line em tempo real pelo Skype)
Ou 16/02 das 14 às 19hs (presencial)
BIBLIOTERAPIA, CINETERAPIA E ARTETERAPIA JUNGUIANA
as histórias, a poesia e a arte como remédios para a alma
“...História, Poesia, Mitologia! - não sei de nenhuma leitura da experiência alheia mais surpreendente e instrutiva do que esta” (THOREAU)
 
PROGRAMA
- O livro (histórias, poesia, mitos e contos), o cinema e os processos criativos como viagens oníricas e caminhos para a leitura de si e do mundo, e como expandir esses efeitos através da escrita criativa e da Arteterapia. Exemplos.
- Biblioterapia, Cineterapia e seu entrelaçamento com a Arteterapia de base junguiana: “Remédios para alma” - seleção de livros, textos e filmes, e recursos arteterapêuticos associados a eles, de acordo com necessidades terapêuticas e de desenvolvimento pessoal. Análise simbólica, indicações e aplicações.
- A jornada do herói, o mapa da alma e os territórios oníricos: a aventura da autoconsciência e o processo de individuação, mediado pelos recursos da Biblioterapia, Cineterapia e Arteterapia.
Investimento: 170,00
 
Mini-curso teórico/vivencial  
13 e 20/02 das 19:00 às 21:30hs (presencial e on line)
Ou 17/02 das 14 às 19hs (presencial)
O SAGRADO E O FEMININO:
rituais e deusas
PROGRAMA:
- A Lua: ciclos, fases e arquétipos lunares
- As deusas nas diferentes culturas: alguns dos seus mitos, atributos e símbolos
- Os rituais ancestrais: Rodas sagradas, as 4 direções e os 4 elementos - a dimensão do sagrado na natureza humana e planetária
- As 13 Matriarcas – as “Mães de Clãs Originais”
- Os processos circulares, a dinâmica do coração e o matrimônio sagrado interior
 
 Grupo de Estudos
A Confraria da Arteterapia, formada por associados (planos trimestrais e semestrais), consiste na formação de grupos de estudos e atividades criativas em torno de temas relacionados à Mitologia, Contos de Fadas e Arteterapia Junguiana. O associado participará de um grupo (secreto, só visível aos participantes do grupo) do Facebook, no qual terá:
- 1 palestra filmada de 1h30min por mês, sobre um tema gerador (conforme o programa de cada grupo), que ficará arquivada no grupo e acessível para ser assistida por todos durante todo o mês. Será possível participar da filmagem (presencial ou on line) também quem quiser.
- a cada 15 dias será colocado no grupo uma atividade a ser desenvolvida dentro do tema do mês, que poderá ser a leitura e discussão de um texto ou filme, uma atividade expressiva, etc, sendo que o grupo poderá compartilhar com os participantes as suas produções e reflexões, num fórum permanente com a minha participação e comentários.
 
A participação no grupo poderá ser trimestral ou pelo semestre corrente, mais detalhes nesses links da minha lojinha:
Grupos:
- Biblioterapia, Cineterapia e Arteterapia Junguiana
para se inscrever no plano trimestral:
Plano trimestral: 16 de fevereiro a 15 de maio
Plano semestral: 16 de fevereiro a 14 de julho
Plano semestral: 16 de fevereiro a 14 de julho para participação nos 2 grupos ao mesmo tempo
 
SUPERVISÃO (Presencial e on line)
 
Supervisão e orientação em grupo de atendimentos, projetos e trabalhos envolvendo a Arteterapia de base junguiana nas áreas da saúde, artes e educação.
Quando: Segundas-feiras, quinzenalmente, das 13:15 às 15:45 hs
Investimento: 260,00 por mês (tanto no formato presencial quanto on line, em tempo real pelo Skype)
Para se inscrever, entre no link:
Endereço: Rua Ministro de Godói, 1267 Perdizes São Paulo / SP 
Cursos ministrados por:
Patrícia Pinna Bernardo


 
13/8/16 - SIMPÓSIO E AULA INAUGURAL

 
EVENTO GRATUITO
ARTETERAPIA E MITOLOGIA CRIATIVA:
histórias de vida e histórias que nos ensinam a viver

PROGRAMAÇÃO:

10 :00hs  Patrícia Pinna Bernardo - “Jung, Mito e Arte: o reencantamento do mundo”
10:30hs  Oficina de Colagem: “Em que poro arrepia a tua alma?”, com Silvio Alvarez (trazer 2 revistas para recortar)
12:00 às 13:00hs  Almoço
13:00hs   Apresentação de posters
13:30 hs  Oneide Depret - “Quem disse que histórias são para crianças? A repercussão das histórias num processo arteterapêutico com profissionais de saúde”
14:00hs  Apresentação de monografias:
Margareth de Paula Freitas - “A Jornada do Herói através dos mitos gregos: a Arteterapia como ferramenta para o resgate da autoestima na adolescência”
Anna Paula Rodrigues Mariano - “Em busca de si mesma: Arteterapia e processo de individuação em grupo de mulheres na metanoia”
14:40 às 15:00hs  Contação de histórias com Carmelina Toledo Piza
15:30hs  Lídia Lacava: - “Roda de Histórias: criar e recriar-se em processos arteterapêuticos”
16:00 hs  Apresentação de monografias:
Maria Carolina Torres Pereira dos Anjos e Oscar Matella Filho – “Arteterapia na Adolescência: a descoberta de caminhos para jovens em medida socioeducativa”
Mara Kahan e Priscila Piva – “A Arteterapia despertando a maestria em mulheres através da Jornada da Heroína – guia de uma jornada interior e suas inter-relações com a história: ‘Comer, Rezar, Amar’”
16:40hs  Patrícia Pinna Bernardo – “Pós-graduação em Arteterapia, em Arteterapia Aplicada e em Mitologia Criativa, Contos de Fadas e Psicologia Analítica da UNIP: programas, alcance e aplicações”
17:00 às 17:30hs  Apresentação artística musical com Ricardo Ribeiro

Local: Auditório da UNIP Campus Paraíso - Rua Vergueiro, 1211 – São Paulo/SP – ao chegar informe na entrada que você veio para assistir à aula inaugural da Pós-graduação em Arteterapia e em Mitologia Criativa, ambas coordenadas pela Prof Dra Patrícia Pinna Bernardo

Venha e traga seus amigos! Serão todos bem-vindos!
Maiores informações: pat.pinna@uol.com.br

15/7/16 das 18 às 21hs
Cine Pipoca
DEGUSTANDO JUNG, SABOREANDO HISTÓRIAS
Diálogos entre Cinema, Psicologia Analítica, Mitos e Contos de Fadas
 
 
Nesses encontros assistirmos a filmes (comendo pipoca, claro!) e depois eu farei a amplificação simbólica do filme, associando-o a mitos e contos, elucidando símbolos e arquétipos enfocados.
A discussão do filme E Se Fosse Verdade versará sobre o difícil e necessário equilíbrio entre o amor e entrega à vocação e o cultivo da vida interior e das relações afetivas, entre a introversão e a extroversão da nossa energia psíquica, e o quanto as dimensões pessoal e transpessoal se interligam e entretecem em nosso processo de individuação

18 às 19:30 – projeção do filme
19:30 às 21hs – amplificação simbólica 
Investimento: 50,00
Local: Perdizes, SP Tel: (11) 3862-2411 

Informações e inscrições pelo e-mail pat.pinna@uol.com.br para garantir a sua vaga!
Vagas limitadas!
 
18 e 19 de junho/ 2016 em Florianópolis
Workshop:
CONTOS DE FADAS EM ARTETERAPIA e DANÇA CIRCULAR
Remexendo no baú de histórias, recontando-dançando a sua lenda pessoal
A amplificação simbólica de mitos e contos nos permite vislumbrar padrões universais, encontrados também em nossas produções expressivas, fornecendo mapas que nos levam ao encontro de “tesouros internos”, de recursos a serem  integrados e colocados à disposição da consciência em seu processo de individuação. Os 10 contos "em-cantados e dançados" em seu conjunto e sequência refazem os passos da “Jornada do Herói”, conforme descrito por Campbell.
        Assim, o baú de histórias está aberto e o tesouro das experiências vividas e compartilhadas na Roda da Vida apela às mãos, ao corpo de um oleiro-narrador, que com suavidade e firmeza deixe-se impregnar pelas narrativas e depois devolva-as ao barro, em palavras, imagens, símbolos, poesia e dança.

 

Coordenação:

Ana Paula Pires (Florianópolis) Arteterapeuta e Focalizadora de Danças Circulares Sagradas com formação pela Fundação Findhorn - Escócia; Mestre em Educação; Arteterapeuta na Marinha do Brasil - EAMSC, Coordenadora e Professora da Pós-graduação em Arteterapia (ICEP/SC) e tradutora de focalizadores internacionais de dança circular em workshops e festivais no Brasil. http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/jornal-do-almoco / vídeos /  t/ florianopolis/v/dança-de-roda-movimenta-o-corpo-e-aproxima-pessoas/2974029/

Patrícia Pinna Bernardo (São Paulo) Psicóloga, Artista Plástica, Arteterapeuta e Arte-psicoterapeuta (linha junguiana), Pós-doutora em Mitologia Criativa e Arteterapia (USP), Coordenadora e Professora da Pós-graduação em Arteterapia e em Mitologia Criativa, Contos de Fadas e Psicologia Analítica (UNIP). Autora das Coleções: A Prática da Arteterapia – correlações entre temas e recursos (6 vols) e Jogos Arteterapêuticos (Vol 1: A Amarelinha como Árvore da Vida – A jornada do Herói através dos contos de fadas). www.patriciapinna.psc.br email: pat.pinna@uol.com.br

Carga-horária: 16 horas
Local: Espaço da Cida – R. das Caraúnas  - Jurerê Internacional – Florianópolis/SC
Investimento: R$ 440,00
Inscrições: com Ana Paula anapires10@yahoo.com.br  
ou pelos tels: 48-8805-2943/ 48-3344-153

 

MEUS WORKSHOPS EM PORTUGAL/ 2016!


14/5/16, das 10 às 18hs - em Lisboa:
 
ARQUÉTIPOS DO CAMINHO:
os caminhos do Guerreiro, do Visionário, do Curador e do Mestre na Arteterapia
 


Nesse workshop, a partir da fundamentação teórica fornecida pela Psicologia Analítica de C. G. Jung, abordaremos o que a sabedoria ancestral das culturas indígenas tem a ensinar para o homem atual, enfocando a sua concepção da nossa jornada pessoal através da “Roda da Vida”, ou “Roda da Doce Medicina Indígena”, com seus ciclos e arquétipos correspondentes. Demonstraremos ainda como a Arteterapia de base junguiana pode contribuir com seus recursos para o processo de individuação como um processo de autorrealização.

Serão enfocados temas como: o uso criterioso e criativo do poder, o reconhecimento e atualização de potenciais, o desenvolvimento da intuição e da criatividade, as relações humanas, a aprendizagem contínua, a capacidade de estar aberto às mudanças e de confiar no inesperado. Esses temas serão trabalhados através de 4 símbolos fundamentais: o Guerreiro, o Visionário, o Curador, o Mestre, que correspondem a abordagens diferentes e complementares da existência e ao desenvolvimento de habilidades e recursos valiosos para nossa caminhada pela vida.


Informações e Inscrições: 
com Patrícia pelo email: pat.pinna@uol.com.br  ou com Lília pelo email: moonlightflower66@gmail.com;
 
 
22/5/16, das 10 às 19hs em Lagos (Algarve)
Workshop de Máscaras (vivencial-teórico)
MÁSCARAS DO SELF:
UMA JORNADA MITOLÓGICA
 
Nesse workshop, vivencial e teórico, abordaremos as origens xamânicas, ancestrais e rituais, das máscaras e do teatro, passando pelos mitos gregos, enfocando a sua função reguladora na promoção do nosso crescimento interior. A partir daí, os participantes confeccionarão a sua máscara pessoal, inspirada nos arquétipos relacionados à concepção indígena do Guerreiro, do Mestre, do Visionário e do Curador, os quais veiculam forças psíquicas que, a serviço do Self, amorosamente nos amparam em nossa jornada pessoal. Depois de pronta, a elaboração do trabalho com as máscaras envolverá a caracterização do personagem e sua dramatização, seguida de um diálogo em que cada um poderá reconhecer e trazer para si as mensagens do seu inconsciente transmitidas por esse trabalho, ampliando a sua compreensão sobre a grandeza e sabedoria da alma humana, atualizada no protagonismo do seu mito pessoal.

 
Local: EcoResort Vale da Lama -  Quinta do Vale da Lama, 
EM 534 Vale da Lama – Algarve – Lagos - Portugal (http://www.casavaledalama.com/)
Informações e Inscrições:  Bernadete Bishop Tel: 969 774 570 email: bishpop@gmail.com

24/5/16, das 18 às 21:30hs em Porto

A JORNADA DO HERÓI:

O caminho da Arte-Terapia no acesso a tesouros internos


Nesse workshop, vivencial e teórico, abordaremos os passos da Jornada do Herói, presentes nos mitos e contos de fadas de diferentes origens, como um mapa para pensarmos a nossa caminhada pela existência e seus desafios. Ao longo da nossa vida, somos chamados a empreender jornadas que nos conduzem ao desenvolvimento pleno de nossos potenciais. Durante esse percurso, atravessamos crises, corremos riscos, enfrentamos o medo da desaprovação, lidamos com incertezas e aprendemos a estar abertos ao novo que nos espera com suas dádivas, prenunciando colheitas que poderão ser compartilhadas com o mundo. A criança e o artista, bem como o ser humano, ao exercer o seu potencial criador, encontram no reino do imaginário as sementes de novas possibilidades existenciais, desenvolvendo e multiplicando recursos que assim são disponibilizados para a vida, enriquecendo-a. Como instrumento para este mergulho interno a que nos propomos, integraremos um novo suporte, que servirá como fio condutor para os trabalhos criados. Trata-se de uma caixa desenvolvida a partir da instalação de Arte premiada na Bienal Internacional do Montijo (2008), intitulada ”O caminho da Verdade”, da autoria da artista Cristina Poppe. A caixa contém imagens de 85 pés em gesso pintados à mão, representando 85 diferentes sentimentos. As cartas funcionam como ferramenta de visualização interior.

 

Informações e inscrições: Cristina Poppe: cristinapoppe88@gmail.com;
 
 
28/5/16, das 10 às 18hs em Porto
MITOLOGIA COMPARADA E ARTETERAPIA:
a jornada arquetípica da individuação
Os recursos arteterapêuticos, quando associados a mitos de diferentes origens, ampliam o seu alcance, e podem ser colocados a serviço do resgate dos elos que ligam o ser humano à sua ancestralidade. A amplificação simbólica de mitos, a partir do referencial da Psicologia Analítica de C. G. Jung, nos permite vislumbrar padrões universais encontrados também em nossas produções expressivas, nos conduzindo a uma visão expandida de nosso momento atual e possibilidades futuras, fornecendo mapas que podem nos levar ao encontro de “tesouros internos”. Lançando mão do “baú de histórias” da humanidade, a Arteterapia pode facilitar o intercâmbio energético da consciência com a dimensão inconsciente, onde deuses e deusas nos habitam como forças psíquicas, constituindo-se, assim, numa aliada no caminho de individuação. Um conto ou um mito, narrado ou utilizado como guia para o trabalho expressivo no momento certo com a pessoa certa, tem o poder de abrir a escuta ao chamado da alma e de suas necessidades atuais.
 
Informações e Inscrições: com Patrícia pelo email: pat.pinna@uol.com.br

 
Sejam todos bem-vindos!!!
 

PROGRAMAÇÃO 1º SEMESTRE 2016
"Que o sol brilhe sobre você, que o amor o envolva, e que a luz que você possui o guie em seu caminho" (Incredible String Band)

Oficina de Arteterapia (vivencial-teórica)*
*no formato on line a participação será em tempo real, via Skype
 
OS ARQUÉTIPOS DO CAMINHO E A JORNADA PESSOAL

Nessas oficinas trabalharemos, em março e abril, com os arquétipos do Caminho Sagrado nas 4 direções da Roda de Cura (o Visonário, o Mestre, o Guerreiro e o Curador), e em maio e junho com o reconhecimento e desenvolvimento de poetnciais e talentos através do Jogo africano Mancala associado aos mitos correspondentes aos 12 signos na mandala astrológica e seus elementos.

Quando: Quinzenalmente (8 encontros)
- Grupo 1: segundas-feiras, iniciando em 14/3, das 13:30 às 16:00hs
- Grupo 2: quartas-feiras, iniciando em 16/3, das 19:30 às 22:00hs
Investimento: 260,00 por mês (tanto no formato presencial quanto on line)
 
Oficina:
YOGA, MANDALA E MAHA LILA

Nessas oficinas trabalharemos com Hatha Yoga e com o trabalho com mandalas associadas aos chakras. Ao final de cada ciclo composto por 7 aulas faremos a vivência do jogo hindu Maha Lila grupal (há a possibilidade de formarmos turmas de Hatha Yoga para crianças também com horários a combinar entre os interessados)
Quando: Semanalmente
- Grupo 1: segundas-feiras, iniciando em 22/2, das 17:30 às 19:00hs 
- Grupo 2: quartas-feiras, iniciando em 24/2, das 14:30 às 16:00hs
Investimento: 230,00 por mês
 
GRUPO DE SUPERVISÃO*
*(no formato on line a participação será em tempo real, via Skype)

Supervisão em grupo de projetos e trabalhos envolvendo a Arteterapia de base junguiana nas áreas da saúde, artes e educação 

Quando: Quinzenalmente
- Grupo 1: segundas-feiras, a partir de 22/2, das 13:30 às 16:00hs
- Grupo 2: quartas-feiras, a partir de 9/3, das 19:30 às 22:00hs
Investimento: 260,00 por mês (tanto no formato presencial quanto on line)

Cine Pipoca:
DEGUSTANDO JUNG, SABOREANDO HISTÓRIAS
Diálogos entre Cinema, Psicologia Analítica, Mitos e Contos de Fadas

Nesses encontros assistiremos a filmes (comendo pipoca, claro!) e depois eu falarei sobre os mitos ou contos associados ao filme, elucidando símbolos e arquétipos enfocados. Os encontros serão mensais (mas podendo vir a acontecer quinzenalmente, em dias e horários a serem definidos de acordo com o interese dos participantes) 

O primeiro encontro do Cine Pipoca será já na próxima sexta-feira, dia 26/2, das 17 às 20hs, com o filme: A Casa do Lago. A discussão do filme versará sobre a questão do tempo-espaço e o tempo propício: Crono, Kairós e sincronicidade. 
 Contribuição: 35,00 a 50,00 (contribuição consciente, mais 1 kg de alimento não perecível para doação)
Cursos e oficinas ministrados por: 
Patrícia Pinna Bernardo
 CRP: 06/16725   AATESP: 056/0905
Coordenadora da Pós-Graduação em Arteterapia, em Arteterapia Aplicada  e em Mitologia Criativa, Contos de Fadas e Psicologia Analítica da UNIP. Psicóloga (USP), Artista Plástica (FAAP), Pós-doutora em Mitologia Criativa e Arteterapia (FEUSP), arteterapeuta e psicoterapeuta na linha junguiana, atuando com crianças, adolescentes e adultos em consultório, escolas e instituições. Professora universitária em cursos de graduação e Pós desde 1995 (Psicologia, Pedagogia, Artes Plásticas, Musicoterapia, Arte-educação, Arteterapia). Supervisora de trabalhos clínicos e institucionais.
 Autora das coleções:
JOGOS ARTETERAPÊUTICOS
VOL 1: A Amarelinha como Árvore da Vida: a Jornada do Herói através dos contos de fadas
e
A PRÁTICA DA ARTETERAPIA:
Vol I Temas centrais em Arteterapia, Vol II Mitologia Indígena e Arteterapia: a arte de trilhar a Roda da Vida, Vol III Mitologia Africana e Arteterapia: a força dos elementos em nossa vida, Vol IV Arteterapia e Mitologia Criativa - orquestrando limiares, Vol V A Alquimia no Contos e Mitos e a Arteterapia: criatividade, transformação e individuação, Vol VI Sexualidade, Amor, o Sagrado e a Arteterapia: aproximações mitológicas entre Oriente e Ocidente (disponíveis para a venda, por enquanto, somente através do e-mail: pat.pinna@uol.com.br)
INFORMAÇÕES GERAIS 
Local: Perdizes, SP Tel: (11) 3862-2411 
Informações e inscrições: pelo e-mail pat.pinna@uol.com.br 
 
Vagas limitadas!
Sejam todos bem-vindos!!!

Instituto de Gestalt de Vanguarda apresenta
III JORNADA ARTETERAPÊUTICA 2014
CONTOS DE FADAS E ARTETERAPIA
Remexendo no baú de histórias e recontando a sua lenda pessoal
27 e 28 de setembro 2014

História de um homem é sempre mal contada. Porque a pessoa é, em todo tempo, ainda nascente. Ninguém segue uma única vida, todos se multiplicam em diversos e transmutáveis homens. Agora, quando desembrulho minhas lembranças eu aprendo meus muitos idiomas...” (Mia Couto)

 
Ao tratar de questões existenciais, os contos constituem excelentes recursos para compreender a complexidade da alma humana. Nesse curso, teórico-vivencial, serão fornecidas as bases para compreensão e utilização dos contos de fadas no trabalho terapêutico, pedagógico e preventivo, dentro do referencial da Psicologia Junguiana, amplificando o seu conteúdo simbólico e elucidando a sua relação com recursos arteterapêuticos.
Temas enfocados:
-  O mundo mágico dos contos e sua importância para o mundo atual
- A dimensão atemporal do inconsciente e a estruturação da consciência
- A amplificação simbólica: o método junguiano
- Contos de fadas, ciclos de desenvolvimento e atividades expressivas
- O “Caminho do Herói”: a jornada criativa rumo à individuação
- O “cordão de histórias”: recontando a sua lenda pessoal

Ministrado por:

Patrícia Pinna Bernardo

Psicóloga/ Arteterapeuta

Pós-dra em Mitologia Criativa e Arteterapia (USP)

Coord. da Pós-Graduação em Arteterapia, em Arteterapia Aplicada

e em Mitologia Criativa, Contos de Fadas e Psicologia Analítica da UNIP
Informações e Inscrições::
Data: 27 e 28 de setembro de 2014, de 9h às 18h
Palestra Gratuita e lançamento de livros: 26 de setembro, às 20h
Local: Fonte do Ser (R. Adolfo Pereira, 346, Anchieta)
Valor do Curso: R$ 380,00 à vista ou R$ 420,00 parcelado
(depósito de R$ 80,00 a título de inscrição, dedutível do valor total do curso)
Conta para depósito: Banco Santander, agência 3980, conta corrente 13003160-2
Favorecido: Instituto Gestalt de Vanguarda
 
Contato:
(31) 3223.0534 / (31) 9701.3988 / (31) 9365.2208 (Vivo) / (31) 9336.3802 (Tim)
 
Agende-se para os próximos cursos, oficinas e grupos!
PROGRAMAÇÃO 1º SEMESTRE 2014
CURSOS PRESENCIAIS OU ON LINE*
*no formato on line a participação será em tempo real, via Skype.
Serão fornecidas apostilas referentes a cada encontro 
“JARDIM SECRETO”, TEMPEROS DA ALMA:
A ALQUIMIA DOS ELEMENTOS, DAS CORES, DOS AROMAS E SABORES
“A magia de um jardim é capaz de nos transportar para dentro de nós mesmos e dos nossos sonhos mais secretos” (Denise Cordeiro)

Nesse curso, vivencial e teórico, os conceitos da Arteterapia e da Psicologia junguiana se entrelaçam na compreensão da simbologia das ervas, flores e frutos, em sua relação com aspectos psíquicos associados às cores, aos chakras e aos 4 elementos da natureza (Terra, Água, Fogo e Ar), bem como na análise de como aparecem na mitologia e em produções culturais e artísticas: na culinária, na poesia, na música, no cinema, extraindo dessa compreensão possibilidades de aplicações tanto na Aromaterapia quanto na Arteterapia. Os recursos arteterapêuticos associados aos temas abordados serão enfocados e vivenciados em cada encontro do curso.

PROGRAMA:

- Cenários da alma - o paraíso reconstruído: a conexão ego-Self ao logo do desenvolvimento da consciência e a noção de “Espaço Sagrado” como um “jardim Secreto”

- “A Árvore da Vida”: da semente ao fruto – aspectos simbólicos do mundo vegetal e sua relação com a sincronicidade e com a nossa alma artística

- A dança das polaridades e a sensualidade da natureza: ervas masculinas e femininas

- Aromas, sabores e os 4 elementos: as ervas do Fogo, da Água, da Terra e do Ar

- As ervas na Mitologia: nas cozinhas e jardins de Ísis, de Afrodite, de Eros, de Dioniso, das Musas...

- A linguagem das flores e cores: as bases da Cromoterapia e da Aromaterapia

- As ervas na culinária, no cinema, na música e na poesia: “você tem fome de que? ... a gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte...”

- “Semente de que eu sou?”: a sua “erva de poder” e a individuação


Quando: Quartas-feiras, quinzenalmente, das 15:00 às 17:30 hs  
Aulas em: 12 (aula inaugural) e 26 março, 9 e 23 abril, 7 e 21 maio, 4 e 11 junho
Investimento: 3 parcelas de 260,00 (início, 30 e 60 dias), tanto no formato presencial quanto on line

 
“A folha transforma-se em flor quando é amada. A flor transforma-se em fruto quando é cultuada” (Tagore)


A ARTE DOS RELACIONAMENTOS:
CASAIS MITOLÓGICOS
Mitologia criativa, conjugalidade e individuação

“O Dionysos que dança comigo na vaga não se vende em nenhum mercado negro, mas cresce como flor daqueles cujo ser, sem cessar, se busca e se perde e se desune e se reúne. E esta é a dança do ser” (Sophia de Melo Breyner Andresen)

Nesse curso, vivencial e teórico, enfocaremos mitos, e recursos arteterapêuticos associados a eles, que nos ajudam a compreender o sentido e a importância do fluxo da energia amorosa e suas diferentes formas de expressão, como um atributo do Feminino a ser conjugado com o Masculino na co-criação da Vida, gerando assim sabedoria, crescimento, criatividade, harmonia, respeito à diversidade, arte... A amplificação simbólica de mitos como os de Afrodite, Ares e Hefesto, Dioniso e Ariadne, Isis e Osíris, Parvati e Shiva, Sita e Rama, entre outros, nos permite vislumbrar caminhos possíveis no trabalho com os temas da sexualidade, amor, conjugalidade e individuação, correlacionando-os com recursos e vivências expressivas que favorecem a sua elaboração, promovendo novos olhares e perspectivas sobre a arte de relacionar-se.

Quando: Quartas-feiras, quinzenalmente, das 19:30 às 22:00 hs  
Aulas em: 12 (aula inaugural) e 26 março, 9 e 23 abril, 7 e 21 maio, 4 e 11 junho
Investimento: 3 parcelas de 260,00 (início, 30 e 60 dias), tanto no formato presencial quanto on line
 
“Ah, tudo nessa vida começa sempre com “era uma vez” (Caio F. Abreu)

 
CICLO DE OFICINAS DE ARTETERAPIA
ALQUIMIA INTEROR:
OS 4 ELEMENTOS E A INDIVIDUAÇÃO
“A individuação não nos exclui do mundo, ela faz com que o mundo se torne parte de nós” (C. G. Jung)
As Oficinas de Arteterapia constituem-se num espaço de vivências, visando promover o desenvolvimento da criatividade e o autoconhecimento. Em cada ciclo de oficinas serão trabalhados os aspectos psicológicos relacionados a cada um dos 4 elementos, partindo da sua associação com as 4 funções da consciência: Fogo - Intuição, Água - Sentimento, Terra - Sensação e Ar – Pensamento, enfocando-se em cada encontro as relações entre esses elementos entre si (por ex, espiral do Fogo: fogo-fogo: combatividade, dinamismo, paixão; fogo-água: criatividade, intuição, espiritualidade; fogo-terra: abertura ao novo, germinação e frutificação; fogo-ar: inspiração, liberdade, aventura, e assim por diante com a espiral de cada elemento).
Temas trabalhados nas oficinas:
Março e abril: a espiral do elemento Fogo
Maio e junho: a espiral do elemento Água
Agosto e setembro – a espiral do elemento Terra
Outubro e novembro – a espiral do elemento Ar
Dezembro -  Workshop: elemento éter: a síntese - A quintessência e a individuação
Quando: Quartas-feiras, quinzenalmente, das 19:30 às 22:00 hs  
Encontros em: 12 (encontro aberto inaugural) e 19 março, 2, 16 e 30 abril (Fogo)/ 14 e 28 maio, 11 e 25 junho (Água)/ 6 e 20 agosto, 3 e 17 set (Terra)/ 1 e 15 out, 29 out e 12 nov (Ar)
6 dezembro: Workshop de 1 dia inteiro: Éter: a quintessência e a individuação
Investimento: 2 parcelas (início, 30 dias)  de 260,00 por cada ciclo (4 encontros).
APERFEIÇOAMENTO EM ARTETERAPIA
ARTETERAPIA:
A ARTE A SERVIÇO DA VIDA
 Teoria, prática supervisionada e treinamento na condução de atendimentos em Oficinas de Arteterapia
Nesse grupo de aperfeiçoamento, destinado a arteterapeutas formados, pretende-se proporcionar um espécie de “residência” em Arteterapia, visando criar condições para uma atuação de qualidade, ética, criteriosa e consistente, do arteterapeuta, a serviço do bem comum na promoção da saúde coletiva e da cultura de paz, que contribua efetivamente para a disseminação da Arteterapia no âmbito coletivo, colocada assim à disposição da sociedade através de suas instituições (creches e escolas, abrigos e orfanatos, centros de convivência, empresas, hospitais e asilos). Nesses encontros, haverá tanto o aprofundamento teórico-prático dos fundamentos da Areteterapia de base junguiana e suas aplicações (sistematizado em minhas pesquisas de mestrado, doutorado e Pós-doutorado, e em 30 anos de prática, planejamento, supervisão e acompanhamento de projetos de Arteterapia em todas essas áreas), quanto a supervisão de projetos e trabalhos clínicos e institucionais que os participantes deverão realizar como prática. Será fornecido atestado que certifique esse aperfeiçoamento e prática.
Quando: Quartas-feiras, quinzenalmente, das 15:00 às 17:30 hs  
Aulas em: 19 março, 2, 16 e 30 abril, 14 e 28 maio, 11 e 25 junho, 6 e 20 agosto, 3 e 17 set, 1 e 15 out, 29 out e 12 nov, 6 dezembro:
Investimento: 260,00 por mês.
 
Cursos e oficinas ministrados por: 
Patrícia Pinna Bernardo
Coord. da Pós-Graduação em Arteterapia, em Arteterapia Aplicada  e em Mitologia Criativa, Contos de Fadas e Psicologia Analítica da UNIP desde 2004.  Psicóloga (USP) e Artista Plástica (FAAP), Pós-doutora em Mitologia Criativa e Arteterapia (FEUSP), Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP), Mestre em Psicologia Clínica (PUC-SP), arterapeuta e psicoterapeuta, atuando há 30 anos com crianças, adolescentes e adultos em consultório, escolas e instituições. Professora Universitária em cursos de graduação e Pós desde 1995 (Psicologia, Pedagogia, Artes Plásticas, Musicoterapia, Arte-educação, Arteterapia). Supervisora de trabalhos clínicos e institucionais, e coordenadora de Workshops e cursos de Arteterapia, Mitologia Criativa e Psicologia junguiana. 
Inscrições: preencha a ficha de inscrição e retorne a mim pelo e-mail pat.pinna@uol.com.br para garantir a sua vaga! 
Vagas limitadas!
FICHA DE INSCRIÇÃO
 
NOME:
ENDEREÇO:
TEL RES/COM:                                    
CELULAR:
E- MAIL:
FORMAÇÃO:
ATUAÇÃO PROFISSIONAL ATUAL:
ASSINALE ABAIXO O(S) GRUPO(S) QUE FREQUENTARÁ:
(  ) “JARDIM SECRETO”, TEMPEROS DA ALMA
(  ) presencial  (  ) online
(  ) A ARTE DOS RELACIONAMENTOS: CASAIS MITOLÓGICOS
(  ) presencial  (  ) online
(  ) CICLO DE OFICINAS DE ARTETERAPIA 
(  ) APERFEIÇOAMENTO EM ARTETERAPIA
Sejam todos bem-vindos!!!
Patrícia Pinna Bernardo
Tel: (11) 3862-2411
EU TE ADORO 2012
Arterapinna Editorial
.
PROGRAMAÇÃO 2º SEMESTRE 2012
.
*Associados da AATESP podem solicitar 10% de desconto em todos os cursos e eventos, bem como as pessoas que quiserem fazer mais de 1 curso semestral!
Agende-se para os próximos cursos, workshops e eventos:
.
Novidades:
. 
- Nesse semestre os nossos cursos - Contos, Narrativa e Arteterapia; Jung, Desenvolvimento e Mitologia - também serão oferecidos on line! Se for essa a sua opção, marque isso na ficha de inscrição, e receberá mais detalhes sobre como serão dados os cursos on line
- Pós-graduação Lato sensu em Mitologia Criativa, Contos de Fadas e Psicologia Analítica – UNIP - Coordenação: Patrícia Pinna Bernardo
Início: 1 e 2 set 2012 (aulas no 1º final de semana de cada mês, duração 24 meses), inscrições a partir de 25 de julho (solicite informações pelo e-mail: pat.pinna@uol.com.br )
.
Curso vivencial/teórico
(*também será oferecido on line!)
CONTOS, NARRATIVA E ARTETERAPIARemexendo no baú de histórias e recontando a sua lenda pessoal

.
"História de um homem é sempre mal contada. Porque a pessoa é, em todo tempo, ainda nascente. Ninguém segue uma única vida, todos se multiplicam em diversos e transmutáveis homens. Agora, quando desembrulho minhas lembranças eu aprendo meus muitos idiomas..." (Mia Couto)
Temas abordados:
-  O mundo mágico dos contos de fadas e sua importância para o mundo atual
- Os Griots africanos: música, narrativa e o “cordão de histórias”
- Contando e encantando: técnicas de narração e criação de histórias
- Recontando a sua lenda pessoal: contos de fadas e Arteterapia
- A amplificação simbólica: o método junguiano
                      .     
Quando: Segundas-feiras (quinzenalmente), das 19 às 21:30hs
Onde: Rua Ministro de Godói, 1267, Perdizes, SP Tel: (11) 3862-2411
Início: 20 de agosto - ao todo serão 8 aulas: 20/08, 3/09, 17/09, 01/10, 15/10, 05/11, 19/11, 03/12
Investimento: 4 parcelas mensais de 230,00 (ou à vista com 10% de desconto)
Inscrições: pelo e-mail pat.pinna@uol.com.br
Vagas limitadas!
Ministrado por:
Lídia Lacava, Oneide Depret e Patrícia Pinna Bernardo
Participação especial: Ricardo Rodrigues

.
Curso vivencial/teórico
(*também será oferecido on line!)
JUNG, DESENVOLVIMENTO PSÍQUICO
E MITOLOGIA GREGA

Os Mitos como linguagem da alma
.
“Deus é o meu centro, se o envolvo em mim:
É então a minha circunferência, quando nele me diluo por amor”.
(Angelus Silesius)

Temas abordados:
- O Feminino: a Grande Mãe, as deusas e o ciclo matriarcal
- O Masculino: o Grande Pai, os deuses e o ciclo patriarcal
- A conjunção de opostos: Anima/Animus, casais mitológicos e alteridade
- O Self: o ciclo cósmico e a conexão com a totalidade
- Individuação e mito pessoal: a jornada arquetípica da alma
.
Quando: Segundas-feiras (quinzenalmente), das 19:00 às 21:30hs
Onde: Rua Ministro de Godói, 1267, Perdizes, SP Tel: (11) 3862-2411
Início: 27 de agosto - ao todo serão 8 aulas: 27/08, 10/09, 24/09, 08/10, 29/10, 12/11, 26/11, 10/12
Investimento: 4 parcelas mensais de 230,00 (ou à vista com 10% de desconto)
Inscrições: pelo e-mail pat.pinna@uol.com.br
Vagas limitadas!
Munistrado por:
Oneide Depret e Patrícia Pinna Bernardo

.
GRUPO DE SUPERVISÃO
.
Supervisão de trabalhos clínicos e institucionais nas áreas da saúde, educação e arte-educação, com enfoque na Arteterapia e na Psicologia Junguiana
.
“O que viso é produzir algo de eficaz, é produzir um estado psíquico, em que meu  paciente comece a fazer experiências com seu ser, um ser em que nada mais é definitivo nem irremediavelmente petrificado; é produzir um estado de fluidez,  de transformação e de vir a ser” (C. G. Jung)

Quando: Quintas-feiras (quinzenalmente), das 14:00 às 16:30 hs
(pode-se entrar nesse grupo a qualquer momento desde que haja vagas, no máximo 8 pessoas)
Início: 23 de agosto
Onde: Rua Ministro de Godói, 1267, Perdizes, SP Tel: 3862-2411
Investimento: 230,00 por mês    
Inscrições: pelo e-mail pat.pinna@uol.com.br 
Coordenação:
Patrícia Pinna Bernardo (Psicóloga/Arteterapeuta)

.
setembro a dezembro 2012:
.
Encontros mensais:
NO TAPETE COM SCHERAZADE

.
Contos que nos contam e encantam, mesclados ao aroma de deliciosos chás, café e bolo, com Patrícia Pinna e convidados especiais
.
"O poeta, o mago e o psicanalista: aqueles que constroem coisas com a palavra, que alteram a realidade, modificam a essência profunda do ser. E ao lado do poeta, do mago e do psicanalista, a mãe que conta histórias, a mulher”
(Adélia Bezerra de Menezes)
.

6 de setembro, das 19:30 às 21:30hs
.
Convidado especial: Ricardo Rodrigues
(Ator pela ECA USP, Mestre em Artes Cênicas pela UNESP, cantor e narrador de histórias, educador e professor universitário)
HISTÓRIAS PARA DORMIR E SONHAR, HISTÓRIAS PARA ACORDAR O OLHAR
Plantando sonhos, colhendo horizontes...
.  

“Ator-poeta, trovador falando ou cantando, veremos sem dúvida por muito tempo ainda nas estradas esse eterno sonhador para quem o prazer de atuar se confunde com o prazer de viver, para quem o mal de viver se traduz pela dor que se canta e repartindo o que se encanta” (ASLAN)
A partir de sua interessantíssima pesquisa de mestrado, sobre os griots africanos, que contam suas histórias com música e poesia, e os antigos jograis europeus, e inspirado em suas experiências cênicas no trabalho com canções, poemas e histórias, que integra aspectos do ofício do ator, do músico, do contador ou cantador de histórias e do recitador de poemas, Ricardo nos brinda, nessa noite, com a narração de belos contos e canções que nos sensibilizam para a abertura do olhar que transforma sonhos em sementes de amanhãs, prenunciando futuras colheitas... Então, só nos resta prepararmo-nos para acompanhá-lo nessa deliciosa viagem...
.
Onde: Rua Ministro de Godói, 1267, Perdizes, SP Tel: (11) 3862-2411
Investimento: 50,00
Inscrições: pelo e-mail pat.pinna@uol.com.br
Vagas limitadas!
.
DEGUSTANDO JUNG, SABOREANDO HISTÓRIASDiálogos entre Psicologia Analítica, Mito, Arte, Educação e Cultura, regados a sucos, pães e vinho, com Patrícia Pinna e convidados especiais
.
"Se você for pensar, leve seu coração com você. Se for para o amor, leve a sua cabeça com você. O amor é vazio sem o pensamento, o pensamento é oco sem o amor" (C. G. Jung)
20 de setembro das 19:30 às 21:30hsConvidada especial: Oneide Depret
PARTICIPANDO DO BANQUETE DOS DEUSES: CELEBRAÇÃO DA PRIMAVERA
Deméter e Perséfone; Afrodite, as Graças e as Horas

.
“...O amor da gente é como um grão/ Uma semente de ilusão tem que morrer pra germinar/ Plantar nalgum lugar/ Ressuscitar no chão nossa semeadura... Quem poderá fazer aquele amor morrer se o amor é como um grão/ Morre, nasce trigo/ Vive, morre pão...” (Drão, Gilberto Gil)
Afrodite enviava a chuva da primavera à terra, tornando-a assim fecunda, como respingos de seu banho ritual de renascimento, distribuindo por todos os cantos os seus encantos, sempre vindo acompanhada das Graças e das Horas... Da mesma forma, nessa época do ano Perséfone ressurge do Hades e brota como nova flor, com toda a sua sabedoria e exalando o seu perfume, reunindo-se à sua mãe, Deméter, para que a terra cultivada pudesse dar frutos... Venha celebrar a primavera que se aproxima, saboreando nesse encontro a continuação dessas belas histórias!
.
Onde: Rua Ministro de Godói, 1267, Perdizes, SP Tel: (11) 3862-2411
Investimento: 50,00
Inscrições: pelo e-mail pat.pinna@uol.com.br
Vagas limitadas!
.“Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho.”
(Clarice Lispector)
.Sejam bem-vindos em meu espaço e na trilha encantadora dos contos de fadas, mitos, Psicologia Analítica e Arteterapia!!!
.
Patrícia Pinna Bernardo Psicóloga/ ArteterapeutaCoord. da Pós-Graduação em Arteterapia e em Arteterapia Aplicada da UNIP
Pós-dra em Mitologia Criativa e Arteterapia (USP)
www.patriciapinna.psc.br
 

EU TE ADORO 2012
PROGRAMAÇÃO PRIMEIRO SEMESTRE

CONTOS DE FADAS EM ARTETERAPIA
Interpretação simbólica, aspectos terapêuticos e indicações


Os contos constituem-se em recursos que podem ajudar-nos a compreender a complexidade da alma humana, pois tratam de questões existenciais com as quais convivemos no nosso dia a dia. Nesse curso, que é vivencial e teórico, serão fornecidas as bases para a compreensão e utilização dos contos de fadas dentro do trabalho terapêutico, pedagógico e preventivo, amplificando o seu conteúdo simbólico e elucidando a sua relação com recursos arteterapêuticos pertinentes às questões por eles abordadas.
Temas enfocados:
- “Era uma vez...” – a dimensão atemporal do inconsciente e a estruturação da consciência
- Contos de fadas, ciclos de desenvolvimento e atividades expressivas correlacionadas
- Personagens, imagens arquetípicas e recursos arteterapêuticos
- Processo de individuação, contos de fadas e Arteterapia
Quando: Segundas-feiras (quinzenalmente), das 19 às 21:30hs
Onde: Rua Ministro de Godói, 1267, Perdizes, SP Tel: 3862-2411
Início: 21 de maio (ao todo serão 4 aulas: 21/05, 4 e 18/06, 2/7)
Investimento: 2 parcelas mensais de 194,00
Inscrições: pelo e-mail pat.pinna@uol.com.br (Vagas limitadas!)
Curso ministrado por:
Patrícia Pinna Bernardo (Psicóloga/Arteterapeuta)
Oneide Depret (Psicóloga/Arteterapeuta)
Patrícia Pinna Bernardo - Coordenadora da Pós-graduação em Arteterapia e da Pós-graduação em Arteterapia Aplicada: saúde, artes, educação e organizações (UNIP). Psicóloga (USP) e Artista Plástica (FAAP), Pós-doutora em Mitologia Criativa e Arteterapia (FEUSP), Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP), Mestre em Psicologia Clínica (PUC-SP), Arterapeuta e psicoterapeuta, atuando há 28 anos com crianças, adolescentes e adultos em consultório, escolas e instituições. Professora Universitária em cursos de graduação e Pós há 16 anos (Psicologia, Pedagogia, Artes Plásticas, Musicoterapia, Arte-educação, Arteterapia). Supervisora de trabalhos clínicos e institucionais.
Oneide Depret - Psicóloga (USP), Arteterapeuta (UNIP), Mestranda em Ciências da Saúde (UNIFESP). Professora Universitária em cursos de especialização em Arte-Educação e Arteterapia. Professora de Mitologia Criativa e Supervisora de trabalhos clínicos e institucionais. Psicoterapeuta e arteterapeuta com foco no trabalho individual e em grupos voltados para o autoconhecimento.
CURSO TEÓRICO-VIVENCIAL:
AUTOMAQUIAGEM - MASQUIAGEM - MÁSCARAS:
Maquiagem expressiva, Mitologia e Arteterapia

Toco a sua boca com um dedo, toco o contorno da sua boca, vou desenhando essa boca como se estivesse saindo da minha mão, como se, pela primeira vez, a sua boca entreabrisse, e basta-me fechar os olhos para desfazer tudo e recomeçar. Faço nascer, de cada vez, a boca que desejo, a boca que minha mão escolheu e desenha no seu rosto, uma boca eleita entre todas, com soberana liberdade, eleita por mim para desenhá-la com minha mão em seu rosto, e que, por um acaso, que não procuro compreender, coincide exatamente com a sua boca, que sorri debaixo daquela que minha mão desenha em você. (J. Cortázar)

Assista o vídeo sobre esse curso no link: http://youtu.be/puXFcnnQ8rk

1o Módulo (13 de fevereiro a 23 de abril)
A automaquiagem e as diversas faces do Feminino:
sensualidade, criatividade e autorrevelação
Nesse módulo trabalharemos o tema do Feminino e suas diversas facetas, enfocando a automaquiagem e mitos de diversas origens como caminho para o acesso a aspectos que, trazidos assim à tona e revelados, podem conduzir ao encontro com a alma, a beleza e a expressão criativa.
Temas abordados:
Autoimagem; sensualidade; sexualidade; criatividade; ludicidade; o encontro com a deusa interior

Quando: Segundas-feiras (quinzenalmente), das 19 às 21:30hs
Onde: Rua Ministro de Godói, 1267, Perdizes, SP Tel: 3862-2411
Início: 13 de fevereiro (ao todo serão 6 aulas)
Investimento: 530,00 (à vista, com desconto) ou 3 parcelas mensais de 194,00
Inscrições: Preencha a ficha de inscrição (no final desse post) e a envie pelo e-mail pat.pinna@uol.com.br  para garantir a sua vaga!

2o Módulo (7 de maio a 2 de julho)
Máscaras e masquiagem expressiva:
desvelando aspectos de nosso panteão interior
Nesse módulo trabalharemos o tema das máscaras nos antigos rituais de iniciação e cura, no teatro e na Arteterapia, desembocando no teatro arquetípico em que entramos em contato com aspectos de nosso mito pessoal.
Temas abordados:
Persona e sombra; a máscara ritual e pintura facial nas diversas tradições ancestrais; “animal de poder”; a máscara no teatro ocidental e oriental; clown; máscaras pessoais e teatro arquetípico.

Quando: Segundas-feiras (quinzenalmente), das 19 às 21:30hs
Onde: Rua Ministro de Godói, 1267, Perdizes, SP Tel: 3862-2411
Início: 7 de maio (ao todo serão 5 aulas)
Investimento: 437,00 (à vista, com desconto) ou 3 parcelas mensais de 161,00
Inscrições: Preencha a ficha de inscrição (no final desse post) e a envie pelo e-mail pat.pinna@uol.com.br para garantir a sua vaga!
Curso ministrado por:
Patrícia Pinna Bernardo (Psicóloga/Arteterapeuta)
Luciana Birindelli (Direção de Arte em teatro/Atriz)

Curso teórico-vivencial:
TARÔ, PSICOLOGIA JUNGUIANA E ARTETERAPIA:
A jornada criativa da autodescoberta

Uma viagem pelas cartas do Tarô (...) é uma viagem às nossas próprias profundezas. O que quer que encontremos ao longo do caminho é (...) um aspecto do nosso mais profundo e elevado eu. (S. Nichols)
Nesse curso iremos elucidar os principais conceitos da teoria junguiana a partir da amplificação simbólica dos símbolos presentes nos arcanos maiores do tarô, relacionando-os a arquétipos presentes na constituição psíquica do ser humano. Demonstraremos ainda, a partir da fundamentação teórica fornecida e de vivências propostas, como a Arteterapia pode contribuir com os seus recursos para o processo de individuação. Com isso, visamos promover uma compreensão ampliada da jornada heróica rumo à autorrealização e dos desafios propostos à consciência para que ela se desenvolva de forma integrada, equilibrada e saudável.
Programa:
- A Arteterapia como ponte de acesso à dimensão arquetípica
- Sincronicidade, realidade unitária e integração psique-mundo
- O processo de individuação através dos símbolos presentes no tarô
- Os 22 arcanos maiores e seus arquétipos correspondentes
- A jornada criativa rumo à totalidade psíquica

Quando: Segundas-feiras (quinzenalmente), das 19 às 21:30hs
Onde: Rua Ministro de Godói, 1267, Perdizes, SP Tel: 3862-2411
Início: 5 de março (ao todo serão 10 aulas, de março a julho)
Investimento: 872,00 (à vista, com desconto) ou 5 parcelas mensais de 194,00
Inscrições: Preencha a ficha de inscrição (no final desse post) e a envie pelo e-mail pat.pinna@uol.com.br para garantir a sua vaga!
Curso ministrado por:
Patrícia Pinna Bernardo (Psicóloga/Arteterapeuta)
Oneide Depret (Psicóloga/Arteterapeuta)

GRUPO DE SUPERVISÃO
Supervisão de trabalhos clínicos e institucionais nas áreas da saúde, educação e arte-educação, com enfoque na Arteterapia

Quando:
Grupo 1: Segundas-feiras (quinzenalmente), das 10:30 às 12:30 hs Início: 13 de fevereiro
Grupo 2: Quintas-feiras, das 14 às 16hs Início: 1 de março
Onde: Rua Ministro de Godói, 1267, Perdizes, SP Tel: 3862-2411
Investimento: 170,00 por mês
Inscrições: Preencha a ficha de inscrição (no final desse post) e a envie pelo e-mail pat.pinna@uol.com.br para garantir a sua vaga!
Coordenação: Patrícia Pinna Bernardo (Psicóloga/Arteterapeuta)

Patrícia Pinna Bernardo
CRP: 06/16725 AATESP: 056/0905
Coordenadora da Pós-graduação em Arteterapia e da Pós-graduação em Arteterapia Aplicada: saúde, artes, educação e organizações (UNIP). Psicóloga (USP) e Artista Plástica (FAAP), Pós-doutora em Mitologia Criativa e Arteterapia (FEUSP), Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP), Mestre em Psicologia Clínica (PUC-SP), Arterapeuta e psicoterapeuta, atuando há 28 anos com crianças, adolescentes e adultos em consultório, escolas e instituições. Professora Universitária em cursos de graduação e Pós há 16 anos (Psicologia, Pedagogia, Artes Plásticas, Musicoterapia, Arte-educação, Arteterapia). Supervisora de trabalhos clínicos e institucionais.
Autora da coleção:
A PRÁTICA DA ARTETERAPIA: CORRELAÇÕES ENTRE TEMAS E RECURSOS
Vol I: Temas centrais em Arteterapia, Vol II: Mitologia Indígena e Arteterapia: a arte de trilhar a Roda da Vida, Vol III: Mitologia Africana e Arteterapia: a força dos elementos em nossa vida, Vol IV: Arteterapia e Mitologia Criativa - orquestrando limiares, Vol V: A Alquimia nos Mitos e Contos e a Arteterapia: Criatividade, transformação e Individuação, Vol VI: Amor, Sexualidade, o Sagrada e a Arteterapia: Aproximações mitológicas entre Oriente e Ocidente (disponíveis para a venda, por enquanto, somente através do e-mail: pat.pinna@uol.com.br)
Luciana Birindelli
Formada em Artes Cênicas pela USP, se especializou nas áreas do Design de Cena e Direção de Arte ao cursar também a Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa. Com especialização na área de Design de Interiores pela FAAP atua nas diversas áreas de direção de arte em teatro, vitrines e exposições. Desde 2005 ministra cursos para crianças, jovens e adultos nas áreas de teatro, cenografia, figurinos, maquiagem e caracterização cênica. Atuou em instituições como SESC, TUSP, Escola Pueri Domus, Teatro Escola Célia Helena e Teatro Escola Incenna. Recentemente, desenvolveu trabalhos de maquiagem para campanhas publicitárias.
Oneide Depret
CRP 06/19024 AATESP 088/0808
Psicóloga (USP), Arteterapeuta (UNIP), Mestranda em Ciências da Saúde (UNIFESP). Professora Universitária em cursos de especialização em Arte-Educação e Arteterapia. Professora de Mitologia Criativa e Supervisora de trabalhos clínicos e institucionais. Psicoterapeuta e arteterapeuta com foco no trabalho individual e em grupos voltados para o autoconhecimento.

FICHA DE INSCRIÇÃO

NOME:
ENDEREÇO:
TEL RES/COM:
CELULAR:
E- MAIL:
FORMAÇÃO:
ATUAÇÃO PROFISSIONAL ATUAL:
ASSINALE ABAIXO O(S) GRUPO(S) QUE FREQUENTARÁ:
( ) A automaquiagem e as diversas faces do Feminino: sensualidade, criatividade e autorrevelação
( ) Máscaras e masquiagem expressiva: desvelando aspectos de nosso panteão interior
( ) Tarô, Psicologia Junguiana e Arteterapia: a jornada criativa da autodescoberta
( ) Grupo de supervisão