"Que te devolvam a alma homem do nosso tempo. Pede isso a Deus ou às coisas que acreditas: à terra, às águas, à noite desmedida. Uiva se quiseres, ao teu próprio ventre se é ele quem comanda a tua vida, não importa... Pede à mulher, àquela que foi noiva, à que se fez amiga. Abre a tua boca, ulula, pede à chuva. Ruge como se tivesses no peito uma enorme ferida, escancara a tua boca, regouga: A ALMA. A ALMA DE VOLTA." (Hilda Hilst)

Pós-grad Mitologia

Pós-graduação Lato Sensu UNIP/ SP
Mitologia Criativa, Contos de Fadas e Psicologia Analítica
Curso reconhecido pelo MEC
Coordenação: Patrícia Pinna Bernardo
 
ALÉM DE ENFOCAR AS DIFERENTES MITOLOGIAS, E O RIQUÍSSIMO E FASCINANTE UNIVERSO DOS CONTOS DE FADAS, ESSA PÓS ABORDA TODOS OS CONCEITOS RELEVANTES DA PSICOLOGIA JUNGUIANA, MUITO INTERESSANTE TAMBÉM PARA QUEM BUSCA ESSE APROFUNDAMENTO!!!
 
"...a herança ancestral é muito maior e mais durável (grande duração) do que a minha existência (pequena duração). Esta herança coletiva pertence ao grupo comunitário a que pertenço e me ultrapassa. Desta forma, temos com esta ancestralidade uma relação de endividamento na medida em que somos o futuro que este passado possuía e nos cabe atualizar as suas energias mobilizadoras e fundadoras. Num resumo: nossa dívida com a ancestralidade é sermos nós mesmos."
 (Marcos Ferreira Santos)
.
Início: em cada início de módulo (janeiro, março, maio, agosto, outubro), desde que haja vagas (curso modular)
Aulas em São Paulo em todo primeiro final de semana do mês: sábado das 8:30 às 18hs e domingo das 8:30 às 17hs.
Aulas em Brasília - DF em um final de semana por mês: na quinta e sexta (18 às 22:30hs) e sábado (9 às 18hs),
Duração: 24 meses  Carga horária: 440hs Mensalidade: 460,00
Público: Graduados em curso superior reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação.

Programa do Curso:
 •Fundamentos da Psicologia Junguiana: Arquétipos do inconsciente coletivo
•A arte de ouvir e contar histórias – o poder da palavra oral e escrita
•Fundamentos da Psicologia Junguiana: Mitos de Criação e a origem da consciência
•Mitologia celta e as origens dos contos de fadas
•Pesquisa científica, história de vida e mitologia pessoal
•Poesia, música e narrativa: o teatro e as tradições orais
•Interpretação simbólica dos contos de fadas: o método
•Fundamentos da Psicologia Junguiana: Ciclos de vida e a jornada mítica do herói
•Contos e mitos no ensino
•Mitologia Grega: Cosmogonia, de Urano a Zeus
•Mitologia Grega: Zeus e seus filhos
•Mitologia Grega: heróis
•Fundamentos da Psicologia Junguiana: Mitologia Simbólica e Tipologia
•Mitologia Indígena
•Mitologia Africana
•Mitologia Egípcia
•Mitologia sumeriana e hebraica
•Mitologia Oriental: Japonesa e Chinesa
•Metodologia Científica: elaboração de textos científicos
•Mitologia Indiana - Casais Mitológicos
•O Feminino nos contos de fadas
•Motivos mitológicos no cinema, nas artes plásticas e na literatura
•Mitologia Criativa, Contos de Fadas e Arteterapia
•Baú de histórias: as histórias que nos ensinam a viver

Informações: pelo e-mail: pat.pinna@uol.com.br 

Como se inscrever:
Para fazer a inscrição na Pós em Mitologia Criativa em São Paulo e em Brasília é só acessar o link:
 
http://www.posunip.com.br/curso-detalhe/buscar-curso--mitologia-criativa-contos-de-fadas-e-psicologia-analitica/10369


Coordenadora e professora:
Profa Dra Patrícia Pinna Bernardo
Titulação: Doutora e Pós-doutora
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4661651007645294
Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1982), graduação em Licenciatura em Educação Artística pela Fundação Armando Álvares Penteado (1980), mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994), doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2001) e pós-doutorado em Educação (sobre o tema: Arteterapia e Mitologia Criativa) pela Universidade de São Paulo. Professora Universitária em cursos de graduação e Pós desde 1995, tendo lecionado várias disciplinas em: Psicologia (UNIP), Pedagogia (São Camilo), Artes Plásticas (FAAP), Musicoterapia (FPA), Arte-educação (FPA, UNISAL), Arteterapia (UNIP, FPA). Supervisora de trabalhos clínicos e institucionais, e coordenadora de Workshops e cursos de Arteterapia. Psicóloga junguiana e arteterapeuta, atuando desde 1983 com todas as faixas etárias (crianças, adolescentes, adultos e idosos) e em diferentes campos (saúde, artes, educação e instituções). Arteterapeuta credenciada pela Associação de Arteterapia do Estado de São Paulo - AATESP: 056/0905.

Corpo docente:
José Marcio da Silva Costa
Titulação: Mestre
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8168513837742603
Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário São Camilo (2004), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008) e formações complementares em Teatro, Dança e Artes Visuais. Tem atuado como professor em cursos de especialização nas áreas de Artes, Arteterapia e Psicopedagogia. É fundador do núcleo de pesquisa e criação em artes e educação Os Coletores de Sonhos, que desde 2007 vem realizando atividades em parceria com o Coletivo Teatral y Centro Cultural La Mandrágora, localizado na cidade de Viña del Mar, Chile. Professor universitário (graduação e Pós).

Lídia Lacava
Titulação: Mestre
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6329692667994538
Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Instituto Sedes Sapientiae (1996), em Arteterapia pelo Instituto Sedes Sapientiae (2005) e em Arte Reabilitação (AACD/SP).  . Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2009). Atuação como Psicopedagoga e Arteterapeuta no Centro de Referência da Infância e da Adolescência - CRIA - Departamento de Psiquiatria do Hospital São Paulo - Unifesp (2003-2005). Atuação Clínica em consultório particular desde 1996 com crianças, adolescentes e adultos, agregando ao trabalho a orientação familiar. Professora em cursos de Pós-graduação em Psicopedagogia e Arteterapia. Orienta grupos de estudo e supervisão nos seguintes temas: psicopedagogia, dificuldades de aprendizagem, educação especial, transtornos neuropsiquiátricos na infância e adolescência; oficinas de criatividade e Arteterapia.

Oneide Regina Depret
Titulação: Mestre
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5026584993625073
Graduação em Psicologia pelo Instituto de Psicologia - USP (1983) e Especialização em Arteterapia pela UNIP (2005). Mestre em Ciências da Saúde (UNIFESP). Professora Universitária em cursos de especialização em Arte-Educação e Arteterapia. Atualmente trabalha em clínica particular, onde atende adolescentes e adultos em psicoterapia individual e grupos vivenciais em Arteterapia, integrando a utilização de mitos com recursos expressivos na busca de autoconhecimento e equilíbrio, nos contextos preventivo e terapêutico. Exerceu o cargo de coordenadora técnica de Casas-Abrigo da Secretaria da Criança, Família e Bem Estar Social por sete anos, atendendo crianças e adolescentes em situação de risco social e vitimização, orientando famílias e supervisionando educadores e outros profissionais. Supervisora de trabalhos clínicos e institucionais.

Ricardo Alexandre Ribeiro Rodrigues
Titulação: Mestre
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7311148565299674
Graduado em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da USP e Mestre em Artes (Área de Concentração Artes Cênicas) pelo Instituto de Artes da UNESP, com a pesquisa "Busca de princípios para uma atuação a partir de estudos sobre os griots africanos e os jograis medievais europeus". Fez cursos de música (canto e violão), narração de histórias e participou de formações com Augusto Boal, Jan Ferslev (Odin Teatret), Robert Seven Crows (Canadá), Hassane Kouyaté (Burkina Faso) e Mahomed Bamba (Costa do Marfim - UFBA). Como ator, participou de diversos espetáculos teatrais no Brasil, Portugal, França e Chile, com destaque para o Encuentro Internacional de Teatro: Achupallas, un cerro de cultura, organizado pelo Coletivo Teatral y Centro Cultural La Mandrágora (Viña del Mar, Chile) - encontro do qual participa desde 2007 com apresentações artísticas, oficinas e exposição de temas nos fóruns. Trabalhou como professor de teatro em escolas e ONG s; na formação de educadores em diversos projetos do Núcleo de Trabalhos Comunitários, da PUC-SP; como assessor cultural do Projeto Bibliotecas Comunitárias, da Fundação Fé e Alegria do Brasil; e como ator-formador do Projeto Teatro nas Prisões, da FUNAP (SP). Co-fundador do Núcleo de Criação em Artes e Educação "Os Coletores de Sonhos", vem pesquisando há alguns anos a integração entre teatro, música e literatura, ministrando cursos e oficinas, e atuando em criações cênicas individuais e coletivas em espaços como escolas, universidades, ONG s, bibliotecas, centros culturais, pontos de cultura, praças, parques, encontros e festivais, para públicos de diferentes idades e áreas de atuação.
 
Tânia Cristina Freire
Titulação: Mestre
Mestre em distúrbios do desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2016), bolsista pela CAPES/PROSUP, graduada em Arte Educação pela Fundação Armando Álvares Penteado (1998). Especialista em Arteterapia (FPA, 2002) e especialista em Neuropsicologia pelo Centro de Diagnóstico em Neuropsicologia. Possui aprimoramento em Arte-Reabilitação pela Associação de Assistência a criança deficiente (2003). É arteterapeuta desde 2005 no setor de Arte Reabilitação da AACD, trabalhando com adultos e crianças com deficiências físicas e cognitivas. É responsável pela orientação dos trabalhos científicos do setor desde 2011. Desde 2010 atua como Arte Educadora da União Brasileiro Israelita do Bem Estar Social (Unibes), trabalho desenvolvido com idosos. Membro da Associação de Arteterapia do Estado de São Paulo (AATESP) registro 053/0305. Tem como principais áreas de atuação: Arteterapia, Reabilitação e Distúrbios do Desenvolvimento.

Tânia Pessoa de Lima
Titulação: Doutora
Doutora em Ciências da Religião na PUC/SP. Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da USP. Especialista em Psicologia Junguiana e em Cinesiologia: Integração Físio Psíquica pelo Instituto Sedes Sapientiae.
Desde 2004 trabalho como psicóloga no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, no Laboratório de Estudos da Personalidade (LEP). Tenho experiência na área de Psicologia, com ênfase em Aprendizagem e Desempenho Acadêmicos, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia analítica de C. G. Jung, antropologia educacional, imaginário e psicologia junguiana em contextos variados.


Seja bem-vindo na Pós!

6 comentários:

Rico Mäder disse...

Sucesso nesse novo e instigante desafio profissional.
Vc sempre inova com muito carinho e dedicação ao que acredita, vive e compartilha.
Vibrando forte por vc e seu time de vencedoras.
IMPERDÍVEL!!!!
FAÇA SUA MATRÍCULA JÁ!

tarologarosiguimaraes disse...

Achei MARAVILHOSA a proposta do curso,sou graduada na área de saúde porém resido no RJ...quem sabe no futuro não consigo cursar?

Julio Guedes disse...

Oi. Tem possibilidade desta pós-graduação chegar a Fortaleza no Ceará?

Patrícia Pinna Bernardo disse...

Oi Julio Guedes, tem sim, entre em contato pelo meu email: pat.pinna@uol.com.br Bjs!

Bianca Tolomei disse...

Oi Patrícia, fiquei fascinada por este curso. Acho que era tudo que eu procurava. Há possibilidade de fazer este curso chegar ao Rio, ou há a intenção de fazê-lo online?

Patrícia Pinna Bernardo disse...

Oi Bianca eu quero muito levar essa Pós para o Rio de Janeiro no segundo semestre desse ano!!! Me passe o seu email ou me mande um email Pat.pinna@uol.com.br para eu te avisar quando estarei aí para início da Pós!!! Bjs!